Muito se tem falado sobre a Transformação Digital nos negócios nos últimos 3 ou 4 anos, mas para muitos ainda não está claro o que significa.
Vamos primeiro voltar uns 10 anos no tempo quando surgiu o conceito da Indústria 4.0 e o qual foi apresentado em 2013 no Fórum Econômico Mundial pelo seu presidente Klauss Schwab. Basicamente este conceito tratava da fusão do mundo físico com o mundo digital nas indústrias, através da utilização de várias tecnologias digitais permitindo modernizar seus processos, desde o chão de fábrica, nas interações com os agentes, no sentido de acelerar a produtividade, a qualidade e criar valor para seus clientes.
Neste ambiente já se previa a utilização intensa da Robótica, Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Aprendizado de Máquina, Computação em Nuvem, Impressão 3D para a automação e aceleração massiva de seus processos produtivos e administrativos.
A Transformação Digital na verdade surgiu a partir do início da adoção do computador pelas empresas, para aumentar a produtividade, diminuir custos e aumentar receitas. De uns tempos para cá, especificamente quando surgiram as empresas 100% digitais, como Uber, AirBnB, Netflix, Spotify, e muitas outras, este “buzzword” Transformação Digital passou a soar de maneira mais forte e abrangente para melhorar os resultados em todos os segmentos de negócios, de todas as áreas imagináveis.
Ela consiste em integrar as tecnologias digitais à todos aspectos das empresas, ou seja: na estratégia, no modelo de negócio, nas operações, nos modelos de trabalho, na gestão dos recursos humanos, na interação com os clientes, para resolver problemas tradicionais!
Sem dúvida nenhuma, a pandemia do COVID-19 tornou-se um evento disruptivo para iniciar e/ou acelerar em pelo menos em 10 anos a jornada de Transformação Digital pela qual as empresas estão passando. A digitalização dos negócios veio com o trabalho remoto, a telemedicina, com o delivery, com o e-commerce, novos sistemas ERP, a utilização de serviços na nuvem, com a automação de processos repetitivos e Inteligência Artificial e por aí vai.
As inovações impulsionadas pela tecnologia que foram transformadoras em uma era anterior tornaram-se apostas para permanecer no negócio. Não é mais suficiente executar uma transformação digital na velocidade dos negócios. Agora passa a ser um diferencial a aceleração digital.
A Aceleração Digital significa progredir mais rápido usando dados e tecnologia para otimizar e transformar sua empresa. A Aceleração Digital permite que seus seguidores alcancem movimentos mais rápidos no e-commerce, no ERP otimizam a eficiência e eficácia dos negócios e o envolvimento do cliente. Para os pioneiros, a Aceleração Digital permite que empresas mudem para o próximo nível de criação de novos produtos e modelos de negócios habilitados por dados e tecnologia que podem mudar a dinâmica do seu setor.
Durante a pandemia, as empresas, do varejo à saúde e à manufatura, foram forçadas a acelerar as iniciativas digitais para direcionar suas respostas à crise.
Muitas empresas e gestores de TI conseguiram entregar resultados na última década sem adotar as mais recentes tendências tecnológicas. Mas se o impacto causado pela pandemia ensinou uma lição, é que as organizações que operam com infraestrutura legada e processos analógicos lutarão muito para atender e sustentar as expectativas dos clientes, os quais foram forçados a se tornarem digitais.
Nós da BP Soluções em TI estamos prontos para conversar com você sobre soluções e serviços para sua infraestrutura de TI e lhe ajudar na sua jornada de Transformação Digital ou Aceleração Digital.
Comentários