A Terceirização do TI é uma tendência no mercado atual. Muitas empresas optaram por essa abordagem devido ao leque de oportunidades e vantagens que ela proporciona.
Afinal, a terceirização de serviços tira da sua empresa algumas preocupações da área de informática (TI) do dia a dia e que fazem muita diferença para seu negócio. Antes de mais nada vamos falar de alguns termos e definições:
O que é TI?
A Tecnologia da Informação (TI) teve seu início na década de 60, quando começaram a usar computadores para o processamento de dados.
Nessa época, era comum que as empresas realizassem o processamento centralizado de dados em grandes computadores chamados de mainframes. Esse departamento era o CPD (Centro de Processamento de Dados).
O departamento ganhou novas funções com o passar do tempo. Diversos recursos foram direcionados para sistemas de controle operacional: faturamento, finanças, estoque, contabilidade e folha de pagamento, entre outros.
Assim as empresas integraram seus sistemas de controle e gestão. Com essas mudanças, o CPD passou a ser chamado de Departamento de Informática.
Atualmente a área engloba qualquer tecnologia usada para produzir dados e controlar processos que serão consumidos por colaboradores e clientes. Sendo assim, podemos definir a tecnologia da informação (TI) como um conjunto de soluções provenientes de recursos tecnológicos e de computação que visam a produção, o gerenciamento, a segurança e o uso das informações.
Com o aumento dos recursos disponíveis para as empresas e a modernização das tecnologias passou então, o Departamento de Informática, a ser chamado de TI – Tecnologia da Informação.
O que é terceirização?
A terceirização também conhecida como outsourcing é o ato de uma empresa contratar outra (ou um profissional independente) para realizar determinado trabalho. Nesse caso, a contratada terá compromisso com o contratante apenas por um período de trabalho que será estipulado entre as partes.
Assim, a terceirização permite o contrato de um serviço específico de uma empresa ou profissional, sem precisar arcar com direitos trabalhistas ou pagar salários e encargos de funcionário.
Dessa forma a relação de trabalho não configura CLT, pois foi baseada no contrato assinado entre as partes. Em geral a relação é de Pessoa Jurídica X Pessoa Jurídica, mesmo com profissionais liberais que em tempos de economia digital trabalham comumente com CNPJ de MEI ou outra modalidade de Pessoa Jurídica individual.
Esse tipo de serviço temporário foi regulado na Lei nº 13.429/2017, que permite que qualquer atividade da empresa possa ser terceirizada.
Agora que sabemos o que é TI e terceirização vamos falar da importância dessa forma de organização estrutural. Vamos explicar agora todos os prós da Terceirização do TI para empresas de grande, médio e pequeno porte!
A importância do TI para a empresa
É importante que você entenda algumas das principais funções exercidas pelo departamento de TI. Dentre diversos outros serviços, a Terceirização do TI inclui:
- Manutenção de data center;
- Gerenciamento e operações de rede;
- Processamento de dados;
- Desenvolvimento e manutenção de aplicativos;
- Gestão de servidores;
- Atendimento e suporte a usuários;
- Segurança da informação;
- entre outros.
Com o aumento da tecnologia empregada nas empresas, o TI passou a fazer parte da estratégia do negócio. Isso acontece pois permite facilitar e otimizar diversas funções e processos da empresa.
Para que serve e por que investir?
A meta principal do departamento de TI é facilitar a vida dos usuários e proporcionar ao negócio um bom nível de funcionamento dos processos que levam ao sucesso da empresa.
Um bom departamento de TI torna, por consequência, o funcionamento dos processos internos da empresa muito mais eficientes.
Nesse cenário, o departamento de TI é uma peça fundamental já que pode aumentar a lucratividade ao mesmo tempo que reduz custos operacionais. Por outro lado, pode levar a empresa ao prejuízo caso as coisas não funcionem como deveriam, um dos motivos para escolher bem o seu fornecedor.
As principais vantagens da Terceirização do TI
A Terceirização do TI traz muitas vantagens para uma empresa. Decidimos listar algumas para que você fique ciente desses pontos positivos.
Redução de custos
A busca contínua pela redução de custos é algo necessário em qualquer empresa.
Nesse quesito, a terceirização do TI, quando a sua contratada é uma empresa estruturada, pode diminuir custos operacionais que a contratação de funcionários permanentes pela CLT.
Com o TI terceirizado você descarta a opção de ter equipes internas de especialistas em áreas de alto custo de mão de obra..
Outro ponto que contribui para a redução de custos é o fato da prestadora de serviços terceirizados dispor da estrutura necessária para seu negócio funcionar. Por ter um foco somente na prestação do serviço de tecnologia, a prestadora terá contato com os melhores fornecedores de equipamentos, podendo trazer tecnologias e ferramentas inovadoras disponíveis no mercado.
Além disso, podem ter acesso a contratos exclusivos de compra e leasing de programas de hardware e software mais vantajosos e sob medida para o seu negócio..
Mão de obra especializada: Acesso a especialistas
Ao terceirizar funções que se baseiam em conhecimentos tecnológicos específicos melhoram o desempenho das empresas. Isso acontece, pois uma empresa com foco em TI te oferece uma equipe multidisciplinar já treinada e especializada.
Logo, o seu negócio terá profissionais atualizados em cada área específica de TI, com habilidades e conhecimentos diferenciados. Esse conhecimento é importante para que a empresa consiga realizar as tarefas da forma mais rápida e eficiente possível.
Foco no seu negócio: maior eficácia
A prestadora de serviços terceirizados pode trazer acesso à plataformas e aplicativos intuitivos, e sua equipe consegue focar no que realmente importa, o seu negócio!
Boas ferramentas podem automatizar as tarefas referentes à gestão de projetos e processos internos. Consequentemente melhoram o cumprimento de prazos e sobra mais tempo para os colaboradores realizarem outras tarefas.
A Solução da Terceirização do TI é para a minha empresa?
Se você chegou até aqui e está pensando em terceirizar o TI da sua empresa, esteja ciente que suas metas devem ser claramente definidas junto e os problemas que visa solucionar, facilitando assim, para empresas como nós da BP Soluções em TI, realizar consultorias, projetos e transformar seus objetivos em resultados reais usando todo poder da tecnologia.
Com todos esses pontos positivos, fica claro que a terceirização pode ser aquilo que falta para sua empresa expandir suas metas, aumentar seus lucros e melhorar consideravelmente seus processos internos.
E você, terceiriza esse setor da sua empresa ou possui um departamento interno?
Conte-nos como você conseguiu bons resultados com a terceirização desses serviços!
Ou se preferir, preencha o formulário abaixo e solicite o contato do nosso especialista.
Comentários