Quando falamos de cibernética estamos falando de algo relacionado à internet. Portanto o assunto da Segurança Cibernética (ou Cyber Security) é um assunto crítico, prioritário e deve ser tratado por todas as organizações e pessoas que em algum momento fazem uso deste recurso considerado vital para os dias de hoje.
As soluções de firewall, cujo nome nos passa exatamente a imagem de como vai funcionar esta tecnologia, é uma verdadeira “porta corta-fogo”, que vai controlar o acesso e monitorar o tráfego de dados da rede. Um firewall pode filtrar e impedir a entrada de tráfego de rede indesejado e evitar invasões externas em uma rede privada.
Isso é particularmente importante quando uma rede local se conecta à Internet. Os firewalls se tornaram dispositivos (aplicativos e hardware) essenciais à medida que o uso da Internet aumentou e vem aumentando exponencialmente
Normalmente um firewall de redes existem funções como por exemplo:
- Bloquear / filtrar acessos externos ou transferências de informações, através do estabelecimento de regras para as portas do protocolo TCP/IP utilizado pela internet e serviços do mesmo, utilizado pela empresa;
- Bloquear a entrada ou saída de informações nas transferências de dados restritas e/ou confidenciais aos usuários internos da rede através de políticas, regras e filtros estabelecidos para que as mesmas não sejam enviadas para sites externos na internet;
- Estabelecer redes privativas de acesso (VPN) para acesso remoto por usuários autorizados aos recursos internos de TI da empresa ou residência, com segurança (acesso à aplicativos, equipamentos e serviços, sistema ERP, transferência de arquivos, etc.
Em uma boa solução de firewall, todas as configurações devem ser centralizadas em painéis acessados através de um browser, possuir telas gráficas e intuitivas e permitir estabelecer indicadores, alertas para o monitoramento e gerenciamento da segurança.
Além disso, a solução deve manter o registro das suas atividades e alertas realizados para pesquisas e extração de informações para análises e melhorias das políticas e regras de segurança.
Assim como é mandatório manter os softwares permanentemente atualizados para minimizar os riscos à segurança do ambiente, devemos manter os firewalls igualmente atualizados, monitorados e gerenciados. Devemos manter bem claramente definidas e atualizadas as políticas de segurança e periodicamente proceder avaliações para melhorias e realizar auditorias no ambiente.
Com os avanços das tecnologias digitais, já existe Nova Geração de Firewall (NGFW), que são soluções de firewall de inspeção profunda de pacotes que vão além da inspeção de porta / protocolo e bloqueio para adicionar inspeção em nível de aplicativo, prevenindo a intrusão/invasão e traz inteligência de fora do firewall através de mecanismos de Inteligência Artificial.
Um NGFW não deve ser confundido com um sistema de prevenção de intrusão de rede autônomo (IPS), que inclui um firewall comum ou não empresarial, ou um firewall e IPS no mesmo dispositivo que não estão intimamente integrados
Nós da BP Soluções em TI somos plenamente capacitados para oferecer projetos e instalações de firewalls, além da prestação de serviços de monitoramento e gerenciamento dos mesmos.
Comentários