Desde que surgiu a utilização de computadores pelas empresas, o Backup, ou salvaguarda dos dados e informações, se tornou a primeira e principal ferramenta para assegurar a recuperação, continuidade e confiabilidade na guarda das informações digitais utilizadas pelos sistemas, aplicações e pelos seus usuários.
Antigamente e ainda hoje, muitas empresas realizam seus processos de Backup
Através da realização de cópias dos dados em unidades externas, fazendo uso de mídias magnéticas, que de alguma maneira são acessíveis ou ligadas aos equipamentos (servidores ou estações de trabalho), e de onde são extraídas através de processos “manuais” rotineiros ou aleatórios, ou ainda fazendo uso de rotinas automatizadas e programadas ou de softwares específicos para tal função. Estas, por sua vez, são guardadas nas próprias instalações, ou seja, o que dizemos “on premise’’ ou “on site”.
No entanto, entendemos que com o aumento da digitalização dos processos de negócios, a importância e volume de informações e decisões sendo cada vez mais baseadas em dados, com o aumento substancial das ameaças cibernéticas e aumento das regulamentações necessárias para atender os aspectos de segurança da informação (vide LGPD), aquele processo que chamamos de Backup se torna mais crítico, não só para a segurança mas também para a recuperação de um desastre ou falha crítica no ambiente de TI.
Best practices
Portanto, o Backup deve ter uma atenção toda especial e que sejam adotadas as melhores práticas (“best practices”) comprovadas e disponíveis com o avanço das tecnologias digitais e que certamente irão assegurar a continuidade dos negócios, com o mínimo impacto.
O Backup deve ser sempre validado quanto à sua integridade, monitorado quando à sua execução e gerenciado diariamente para garantir e integridade e assertividade dos dois itens anteriores (validação e monitoramento), assim como realizar testes periódicos de garantia e validação dos processos implementados.
Uma recomendação adotada como uma das melhores práticas para ambientes que requeiram alta disponibilidade e a adoção do Backup 3, 2, 1. O Backup 3, 2, 1, é composto por 3 (três) mídias de dados, sendo 2 delas devem estar gravadas em mídias externas diferentes, como por exemplo em um HD externo que deve ser mantido em segurança fora do ambiente corporativo da origem do processo de backup e a outra cópia em nuvem.
A cópia que deverá ficar nas instalações do Cliente (“on premise”) servirá para eventuais necessidades de recuperação de dados por falhas de sistemas ou de processos executados por usuários, e que possam ser rapidamente restabelecidas, sem a necessidade de se estabelecer um ambiente de Recuperação de Desastres.
BP Soluções em TI
A BP Soluções em TI oferece hoje uma solução completa e robusta de Backup e Recuperação de Desastres, através da utilização de um software utilizado mundialmente que atende todas as melhores práticas sobre o assunto. A solução pode ser utilizada processos de backups mais simples ou tradicionais “on premise”, ou seja, nas instalações do Cliente, ou chegar ao nível do “Backup 3, 2, 1“ mencionado acima, sendo totalmente monitorada e gerenciada remotamente.
Se tiver interesse em saber mais detalhes sobre a solução de Backup e Recuperação de Desastres oferecida pela BP Soluções em TI, ficaremos muito contentes em conversar sobre alternativas e mais detalhes.
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