A TI deve estar inserida no pensamento estratégico e tático das empresas, além logicamente do pensamento operacional, independentemente de seu segmento de atuação e porte da mesma. Somente agindo desta maneira é que benefícios serão alcançados como:
- Ter eficiência, eficácia e produtividade no planejamento e nas operações do dia-a-dia,
- Otimizar e reduzir custos e maximizar os investimentos,
- Tomar decisões assertivas e ágeis baseadas em dados,
- Ter eficiência, eficácia e agilidade na execução dos processos internos e externos ao negócio,
- Obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes,
- Atender as normatizações e regulamentações por parte dos governos,
- Ser efetivo nas comunicações com clientes, fornecedores, bancos e governos,
- Assegurar a minimizar riscos e aumentar a segurança do negócio,
- Ter excelência no atendimento e experiências dos clientes.
Podemos enxergar a TI como dois grandes blocos de conjuntos de tecnologias que são:
- Conjunto que é voltado aos processos de negócios e;
- Conjunto que é constituído por componentes tecnológicos, pelo compartilhamento e disponibilização de seus serviços ao conjunto que é voltado aos processos de negócios.
Ao conjunto que voltado aos processos de negócios é onde encontramos os sistemas aplicativos de negócios (como sistemas ERPs, BI ou Analytics, apps para dispositivos móveis, Inteligência Artificial, Chatbots, etc).
O conjunto de componentes tecnológicos é o que chamamos normalmente de Infraestrutura de TI. Neste contexto encontram-se o hardware (servidores, data centers, redes LAN/WAN/WiFi e cabeamento, armazenamento e banco de dados, PCs, firewalls, etc. e seus softwares necessários para prover os serviços demandados.
E para conseguir todos, ou em parte, os benefícios mencionados acima, as empresas devem periodicamente rever e adequar os recursos de TI utilizados, para que as empresas possam sobreviver num mercado cada vez mais volátil e estarem mais preparadas para enfrentar situações como a que estamos passando com a pandemia do covid-19.
Ao longo tempo, foram disponibilizados diversos estudos e pesquisas com empresas de diversos portes procurando estabelecer um percentual da receita do negócio que deveriam ser levados em consideração por segmento de negócio para tomar como base para os investimentos em TI.
Podemos observar na última Pesquisa Anual do Uso de TI, 31ª Edição 2020, coordenada pelo professor Fernando de Souza Meirelles da FGV-EASP, abrangendo 2.622 empresas médias e grandes aqui no Brasil, apresentou o seguinte panorama:
Portanto, podemos verificar que cada vez mais os investimentos e gastos com TI vem aumentando razoavelmente, incluindo equipamentos, instalações, suprimentos e materiais de consumo, software, serviços, comunicações e custo direto e indireto com pessoal próprio e de terceiros trabalhando em sistemas, suporte e treinamento em TI.
Conforme mencionou o Professor Meirelles na apresentação do resultado da pesquisa: “Em resumo, nas indústrias de capital aberto, durante a última década, para cada 1% a mais de Gastos e Investimentos em TI, depois de 2 anos, o lucro aumentou 7%”.
Além de tudo exposto acima, a pandemia iniciada em 2020 acelerou a jornada de Transformação Digital para muitos negócios em todo o mundo. Ao não se dar a devida importância para sua TI, seu negócio pode estar correndo sérios riscos de sobrevivência.
Nós da BP Soluções em TI podemos ajudar no seu processo de planejamento de TI da empresa, em consonância com o plano de negócio e necessidades impostas pelo mercado, sem gastar nem mais, nem menos do que o necessário. Executamos os Projetos de Infraestrutura de TI e fornecemos suporte pró ativo com Serviços Gerenciados.
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