Alerta de golpe nos pagamentos de boletos
Gostaríamos de alertá-los para um golpe que está sendo aplicado através da utilização de um Vírus de computador, que vem causando muitos problemas às operações com boletos. Você paga o boleto e o pagamento não vai para o sacado. De quem é o prejuízo, depende……..
Apesar de não ser algo novo, o que estamos vendo é uma versão mais aprimorada de um vírus que intercepta um email original enviado a uma empresa ou pessoa física, contendo um boleto para pagamento, e simplesmente altera o código de barras que será utilizado para quitação do mesmo, modificando paro um sacado laranja, que não se consegue encontrar depois de receber o crédito. O detalhe é que estes vírus utilizam robôs, que registram os códigos de barras adulterados nos bancos para validação das operações.
Algumas medidas preventivas devem ser tomadas para reduzir o problema com relação ao recebimento e envio de e-mails com boletos passíveis de serem adulterados. Notem que na teoria, o vírus pode estar instalado no emissor ou no receptor do email, por isto fica difícil se dizer quem assumirá o prejuízo, de qualquer forma, essas medidas devem ser tomadas por todos.
Verifique as informações antes de confirmar o pagamento
Uma ação simples que te protege é, sempre que for pagar um boleto, guia ou qualquer outra conta, verifique as informações antes de confirmar o pagamento. Os bancos as informam na mesma tela que pedem sua senha.
Adoção de uma solução antivírus adequada
Em qualquer situação, para se evitar a contaminação por vírus e dores de cabeça, deve-se utilizar um antivírus no seu ambiente. A solução antivírus deve ter verificação de proteção a rede e deve utilizar a nuvem nas verificações. Antivírus gratuitos não oferecem esses recursos, por isso devem ser evitados. Para os antivírus pagos, deve-se adotar uma solução gerenciada ou no mínimo uma solução “internet security” para ter as verificações necessárias.
Utilização e SSL no e-mail
Adicionalmente algumas ferramentas de email, como Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird ou similares podem ser configurados para criptografar suas comunicações e isto dificulta uma adulteração. Para os mais técnicos, indicamos que a configuração de POP e SMTP devem utilizar segurança SSL. SSL é a mesma segurança que é utilizada em seu banco. Com o uso do SSL a comunicação entre o provedor e o computador são encriptadas, evitando interceptações na comunicação. Caso seu provedor não suporte o uso de SSL, opte por mudar de provedor.
Se precisarem de ajuda ou mais esclarecimentos entrem em contato conosco.
Comentários